Mato Grosso do Sul recebeu 51.199 inscrições para Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2024, conforme dados do Ministério da Educação. A primeira etapa em sete dias, no próximo domingo (3).
Os portões serão abertos ao meio-dia (12h) e serão fechados pontualmente às 13h, no horário de Brasília. Atenção aos fusos-horários diferentes, dependendo da unidade da federação onde será realizada a prova.
Desse total de 51.199 inscrições em MS, mais de 20 mil são estudantes concluintes do Ensino Médio na rede pública, o que representa 83,68% do total desses alunos. A estimativa considera o número de participantes que estão finalizando a etapa de ensino este ano, com base no último Censo Escolar. Os que já terminaram o Ensino Médio correspondem a 40%.
Além disso, outras 10,5 mil inscrições são de estudantes do 1º ou 2º ano e 369, de pessoas que não cursam nem completaram o ensino médio, mas farão o Enem para testar seus conhecimentos - os famosos "treineiros". As mulheres são maioria, equivalem a 60,17% das inscrições, enquanto os homens representam 39,83%. Dos participantes do Estado, 26 mil são isentos da taxa e 24,3 mil pagaram.
Orientações - O cartão de confirmação de inscrição está disponível na Página do Participante do Enem 2024. Entre outras informações, o documento contém número de inscrição, data, hora e local de prova e opção de língua estrangeira escolhida no ato de inscrição, além de registrar que a pessoa deverá contar com determinado atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, se for o caso.
Para acessá-lo, é preciso utilizar o login único da plataforma Gov.br. Apesar de o cartão de confirmação de inscrição não ser obrigatório, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda levá-lo nos dias de exame (3 e 10 de novembro), pois facilita a conferência de informações, como o número de sala de aula, e dispensa o uso do celular para acessá-lo.
Local da prova - Ao confirmar o local de prova, caso não conheça o trajeto, o candidato deve procurar fazê-lo antes do dia da prova para se habituar com o caminho e calcular o tempo necessário para chegar com tranquilidade. O candidato ainda deve conferir, com antecedência, linhas, horários e itinerários de ônibus e outros transportes que atendem a região, e, ainda, se haverá extensão do horário de funcionamento, linhas extras ou a gratuidade dos transportes públicos, conforme solicitado pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes).
Temas das provas - Nos dois dias de provas, os participantes do Enem responderam a perguntas de quatro áreas de conhecimento, que, ao todo, somam 180 questões objetivas. Em 3 de novembro, as provas são compostas por: 45 questões de linguagens (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira – inglês ou espanhol, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação); mais 45 questões de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia). Os participantes também devem redigir uma redação de 30 linhas. Em 10 de novembro, as 90 questões objetivas estão divididas em 45 itens de ciências da natureza (química, física e biologia) e matemática.